A Importância de doar sangue

A doação é uma das ações mais nobres que uma pessoa pode fazer em relação a outra. É um ato de demonstração de afeto, amor e, ainda, de maior dignidade a condição humana. O momento de doação é único, o fato de se debruçar sobre a necessidade alheia e querer efetivamente colaborar e ajudar na solução é quase sempre uma terapia do bem e que pode causar uma sensação de realização e felicidade incomparável.

Essa sensação positiva que nos transborda quando realizamos um ato de doação é uma resposta fisiológica que o corpo emite em forma de retribuição. Inclusive, esta sensação positiva foi objeto de estudo e ficou evidenciado que o ato de doar é benéfico para quem doa, trazendo uma sensação de realização e bem estar.

Á critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue:

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum – Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação – Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores – Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação – Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação – As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação

– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas

– Aumentar a ingestão de líquidos

– Não fumar por cerca de 2 horas

– Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas

– Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas

– Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Para doar, procure hospitais ou postos de coletas mais próximos.

Campanha: #AJUDALETICIA

O Grupo AR está apoiando a Campanha Lacres do Abraço, Leticia infelizmente perdeu seus pés por conta de uma doença genética, vamos juntar os lacres das latinha e ajudar Leticia voltar a andar andar.

Leticia Fabri aos 7 anos descobriu um problema sério na produção de plaquetas no sangue, o mesmo aconteceu com seu irmão no primeiro ano de vida e com seu pai aos 50 anos. Alguns anos atrás, Letícia perdeu seu pai com uma parada cardiaca e depois teve que enfrentar 1 mês de internação na UTI por complicações em sua saúde.

Após um ano, Leticia contraiu uma pneumonia que acarretou em uma infecção generalizada causando a necrose de seus pés, que infelizmente tiveram que ser amputados.

Sua locomoção atualmente é através de cadeira de rodas, mas Letícia poderia voltar a andar e trabalhar através de próteses especiais.

Vamos ajudar Leticia voltar a andar?

Criamos a campanha #AjudaLeticia para arrecadação de lacres de latinhas que poderão ser trocados pelas próteses que ela tanto precisa. 

Participem!

As arrecadações serão feitas até o dia 30/4, a entrega poderá ser feita para qualquer colaborador AR e Pro Rac.
Os lacres poderão ser entregues em saquinhos ou em garrafas pets (de preferência), com identificação.

Dúvidas/Esclarecimentos entrar em contato com Fernanda – Dep de Marketing – (11) 3816-2077.

Para maiores informações acesse aqui.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this